Páginas

26 de agosto de 2011

CAMINHADA DA PAZ EM CASTANHAL




Castanhal viveu nesta sexta dia 26 de agosto, um grande momento para sua história. Cerca de 2500 pessoas foram as ruas para uma grande manifestação em favor da paz. A caminhada teve início por volta das 8 da manhã na praça do trevo da Barão do Rio Branco e seguiu até a praça do Cristo, percorrendo ao todo cerca de 3 quilômetros.

A Caminhada da Paz é uma iniciativa da Igreja Católica com o apoio das diversas entidades presentes na cidade. Os principais motivos da Caminhada são os números alarmantes de vítimas da violência e segundo os organizadores, o objetivo é conquistar meios para que estes números caiam.
Nas falas ao longo da caminhada foram citados números da violência como por exemplo;
1.500 mortes violentas aconteceram no ano de 2010
Em 2011 de Janeiro a Julho
=  aconteceram 550 mortes violentas
= 2.000 pessoas foram agredidas ou violentadas
= 600 pessoas entre mulheres, meninas e meninos,
    foram violentados sexualmente

E a Estatística mensal atual é de
= 300 veículos se envolvem em acidentes.
= 55 pessoas entre meninas e mulheres são espancadas neste período.
Estes números correspondem aos casos ocorridos na cidade de castanhal e nos municípios vizinhos.
A Caminhada seguiu com paradas estratégicas para
pronunciamento das vítimas, leitura de cartas e reflexões por parte dos locutores, que ajudaram a conduzir a caminhada, que mobilizou pessoas de toda a cidade, como também aqueles que estavam em suas casas e acenavam  no momento em que acontecia a passeata.
Um ponto forte da caminhada foi o bloqueio da Br 316 frente ao Cristo Redentor, momento em que a pista foi tomada pelos manifestantes que representavam as vítimas que tombaram por motivo da violência principalmente no transito, a representação por parte deles se deu na forma de deitar-se no asfalto em ato de protesto. conforme o nome dos parentes vítimas da violência eram citados no carro som e sinalizados com a batida de uma mão de pilão, o trânsito por sua vez ficou parado e foi necessário que os motoristas buscassem rotas alternativas por volta de uns 30 minutos. 
Para todos os fins a caminhada foi tranquila e pode contar com a presença das escolas de castanhal, de alguns órgãos públicos, dos bombeiros, semutran, e dos cidadãos por parte daqueles que participaram do evento.
Em outras cidades que compõem a diocese a manifestação também aconteceu, e todas arrastaram para as ruas muitas pessoas que contribuíram para o sucesso do acontecimento, em Maracanã por exemplo aproximadamente 5 mil pessoas foram as ruas.

VEJA O VÍDEO DE NOTÍCIA DA CAMINHADA
GALERIA DE IMAGENS DA CAMINHADA

Nenhum comentário: