Páginas

16 de agosto de 2011

MISSA EM MEMÓRIA AO MONSENHOR TEIXEIRA É CELEBRADA POR DOM CARLOS VERZELETTI.


Na sexta feira dia 05 de agosto, Dom Carlos celebrou na Capela Rainha da Paz, bairro Cariri em Castanhal, em memória ao Mons. Manoel Teixeira. Na celebração apresentou os seminarista do seminário menor “Mons. Manoel Teixeira”, qual nome homenageia ao monsenhor. Na missa Dom Carlos pediu que a comunidade rezasse pelos seminaristas dos seminários, menor e maior, também pelos padres, para que sejam, a exemplo de Monsenhor Teixeira, grandes missionários , evangelizadores e dispensadores de atenção ao povo, tanto na pastoral como no acompanhamento as famílias nas comunidades.
A comunidade ainda preparou um panfleto com informações sobre o monsenhor, veja a seguir o histórico deste homem que tanto fez pela Igreja.
Monsenhor Manoel Teixeira, nasceu em 11 de maio de 1924 na colônia Anhanga no município de Castanhal . Quando criança a família mudou-se para a vila de Icoaraci em Belém, e lá, foi despertado para a vocação, ingressando no seminário Nossa Senhora da conceição, em Belém; e em seguida foi enviado para o seminário de Mariana, em Minas Gerais, cursar o seminário Maior, onde fez teologia e filosofia. Foi ordenado 20 de dezembro de 1952 na Catedral da Sé, em Belém.
Recém ordenado, foi enviado para Roma onde fora estudar no Colégio Pio Brasileiro, cursar mestrado. Infelizmente, só conseguiu passar 7(sete) meses pois foi acometido por uma enfermidade, não se adaptando ao frio europeu. Para nossa Felicidade foi um talentoso e iluminado autodidata.

Depois de passar pouco tempo na paróquia do Bairro do Guamá, em Belém, Monsenhor Teixeira veio transferido em 1967 para a Paróquia de São José, em Castanhal  sua terra natal. Em Castanhal permaneceu por 35 anos, sendo 28 anos como pároco de São José e os 7(sete) anos finais de sua vida como capelão da Capela Nossa Senhora Rainha da paz.
Enquanto pároco de São José, nos 28 anos construiu 27 capelas no município e reformou a Igreja Matriz  de São José.

Em 04 de agosto de 2002 – dia do Padre – Perdemos um pastor, mas ganhamos um intercessor no céu e o clero paraense ganhou Monsenhor Teixeira Rogai por nós.

Nenhum comentário: