Páginas

31 de outubro de 2011

PADRE É AFASTADO NA DIOCESE DE CASTANHAL


          
            No domingo 30 de outubro, Dom Carlos Verzeletti, do terceiro degrau de sua cátedra, com muito pesar, anunciou a toda a comunidade presente o afastamento do padre David Firmino de Oliveira Osório, da Igreja Católica Apostólica Romana. Dom Carlos falou também que em 16 anos de Bispo é a primeira vez que tem de tomar uma decisão como esta, afastar um padre.
            Dom Carlos deu a notícia logo após ter esclarecido o caso do falso padre do Maranhão Cristiano dos Santos, natural do Apeú, o que já foi divulgado pelas mais diversas mídias durante a semana que se passou, e como reforçou Dom Carlos, duas tristes notícias, sendo a do afastamento do padre mais lamentável.
            O padre afastado, David Firmino de Oliveira Osório, foi oficialmente desligado da Igreja na sexta feira passada, 28 de outubro, por um documento expedido para todas as paróquias da diocese assinado por Dom Carlos e Padre Napoleão Iubel, Chanceler da Diocese, comunicando do afastamento do padre.
            O documento alem de falar da tristeza do Bispo Dom Carlos, comunica que o padre David Firmino, membro do clero Diocesano, está suspenso de todas as funções ministeriais no exercício do sacerdócio ordenado. Afirma ainda que a pena se fundamenta em fatos ocorridos nestes últimos anos e no crescente desinteresse do padre, de ouvir as orientações e de atender aos inúmeros e fraternos pedidos de unidade com a Igreja Diocesana.
            O abandono da unidade por parte de um membro do clero, desprezando a Igreja Católica e ingressando em outra igreja, exige, de acordo com os fatos, que o bispo, no exercício do seu ministério sagrado estabeleça o que descreve a lei canônica (Cân.1311-1399).
            Ao final do documento os termos são claros, o padre David Firmino de Oliveira Osório, [...] está proibido de celebrar os Sacramento ou Sacramentais, de qualquer prática e de toda ação pastoral, administrativa, jurídica, própria da ordem sacerdotal, da qual está suspenso a partir desta data (28 de outubro), o bispo se encerra pedindo orações da mesma forma na Catedral na noite de domingo.
            Em nota explicativa enviada as paróquias Dom Carlos reforça a importância de se ler a declaração nas matrizes e capelas, explicando ao povo a causa do afastamento. De acordo com os trechos do documento acima citados, padre David Firmino não está mais em comunhão com a Igreja Católica Apostólica Romana por ter abandonado o ministério para ingressar nas igrejas inventadas e chamadas de “ICAME - Igreja Católica Apostólica Missionária de Evangelização” e “Igreja Católica Carismática” as quais não tem sacramentos e, falsamente, imitam o proceder da Igreja Católica Apostólica Romana.
            Dom Carlos falou ainda que o referido padre já esteve em bairros da cidade de Castanhal visitando pessoas e distribuindo panfletos que vão contra os valores da Igreja Católica Apostólica Romana, e que os sacramentos por ele celebrados não tem, nem terão, validade nenhuma para a Igreja desde o seu desligamento.

Erasmo Freitas
Pascom de Castanhal.

Nenhum comentário: