Páginas

31 de julho de 2012

Caminhada da Juventude reúne mais de 2 mil jovens na Diocese de Castanhal (PA)

Jovenslectio3O tema “Sejas como Jesus” inspirou a 7ª Caminhada da Juventude, evento promovido pela Diocese de Castanhal no Cocal do Atalaia (PA). Entre os dias 25 e 29 de julho, a caminhada reuniu mais de 2 mil jovens, que liderados pelo bispo dom Carlos Verzeletti, fizeram uma profunda experiência de encontro com Deus, especialmente a partir da leitura orante da Palavra.

Adoracao2Os jovens foram organizados no acampamento em foranias, com camisetas de diferentes cores. Na noite do dia 25, os participantes fizeram a pé um percurso de 30 quilômetros até o acampamento. Para dom Carlos, que lidera a coordenação do evento, o local escolhido para o evento favorece o recolhimento, e para que os jovens vivenciem momentos fortes de oração, reflexão, celebrações penitenciais e eucarísticas.

A assessora da Comissão Bíblio-Catequética da CNBB, Maria Cecília Rover, foi convidada a participar do evento, apresentando o projeto Lectionautas – um reforço para algo que os jovens já fazem semanalmente em todas as comunidades da Diocese de Castanhal: a Leitura Orante da Palavra de Deus.

“Fiquei impressionada com a ‘Tenda da Presença’: todos os dias do acampamento, 24 horas por dia, houve adoração ao Santíssimo Sacramento: oração silenciosa, com breves e suaves canções, que marcaram a presença dos jovens que se revezavam na tenda, divididos por grupos”, relata Cecília.

A seguir, confira as impressões de Cecília Rover sobre a Caminhada da Juventude:

Jovenslectio1“Simplesmente fantástica e quase inexprimível foi a experiência vivida nos dias 25 a 29 de julho, na 7ª Caminhada da Juventude da Diocese de Castanhal. Fui convidada por dom Carlos Verzeletti para apresentar aos jovens o Projeto Lectionautas e com eles fazer o exercício da Leitura Orante. Não imaginava a profundidade e a qualidade do acontecimento.

Mais de 2 mil jovens reuniram-se para iniciar a caminhada, às 9 da noite do dia 25, quarta feira. Após uma celebração em que se fez a memória das caminhadas anteriores, inicia-se a caminhada com cantos, orações e momentos de profundo silêncio rumo ao Cocal do Atalaia – lugar do acampamento. Antes, porém, de chegar ao local do acampamento, no trevo da cidade de Salinas, às 6h30 da manhã do dia 26, houve uma celebração Eucarística de onde seguiu-se com o Santíssimo Sacramento até a chamada ‘Tenda da Presença’, onde ficou exposto e foi adorado pelos jovens durante os  4 dias do encontro. Nenhum grupo precisava ser lembrado deste compromisso: cada qual sabia seu horário, conforme orientações em livreto próprio para esta caminhada.

Orações, cantos, celebrações muito bem preparadas e vivenciadas foram os ingredientes experimentados por estes jovens e todos os que lá se encontravam colaborando para o bem desempenho deste significativo acontecimento na vida de cada um.

Agora, imaginem uma Leitura Orante com 2 mil jovens, em que no 4º passo – a contemplação – se ouve apenas o barulho do vento. Impressionante! Alegria, comprometimento, participação, corresponsabilidade, seriedade foram outras características que marcaram esses dias que tinha como objetivo aproximar-se de Jesus para conhecê-lo e ‘Ser como Ele’.

bispofilme1Mas, além de tudo isso, houve a gravação de um filme: os jovens experienciaram o que refletiram e rezaram na manhã de sexta feira: o texto de Lc 5,1-11. De calça arregaçada, no meio do lago, dom Carlo Verzeletti, com vibração e voz firme e forte, dirigia o filme cujo texto também foi elaborado por ele. Diziam alguns que lá estavam e que o conhecem muito bem: ‘não há jovem que acompanhe o ritmo de Dom Carlos’. Outros diziam: ‘deve ser por que ele reza muito e ama a juventude mais do que ninguém!’  E outros o definiam como ‘pastor e pescador (de gente)’!

Eu constatei isso: era sempre o último a descansar e o primeiro a levantar-se... para rezar! Nenhum detalhe lhe passava despercebido: cuidava de tudo e de todos com um carinho próprio de quem é de Deus e do povo!”
Fotos: Cecília Rover

Nenhum comentário: