Páginas

9 de novembro de 2012

Ano da Fé na Diocese de Castanhal


Uma procissão presidida por Bento XVI e composta por 400 bispos, em comemoração aos 50 anos do Concílio Vaticano II, declarou oficialmente, dia 11 de outubro, a abertura do ano da fé, que se prolongará até novembro de 2013. Entre os bispos presentes na procissão, catorze participaram do Concílio Vaticano II, dos quais, dois brasileiros.

A celebração que contou com 400 concelebrantes, sendo 80 cardeais, 14 padres conciliares (os que estiveram presentes no Concílio Vaticano II), oito patriarcas de Igrejas Orientais, 191 arcebispos e 104 presidentes de Conferências Episcopais de todo o mundo.

O evangeliário foi o mesmo utilizado no Concílio 50 anos antes, fortalecendo ainda mais a relação entre estes dois momentos tão belos da igreja.

Como a diocese de Castanhal se encontrava as vésperas da festa da Romaria, a abertura do Ano da Fé foi adiado para os dias 24 e 25 de novembro, a organização do evento tem como base o Congresso Eucarístico realizado na diocese em novembro de 2010, mas totalmente voltado para a celebração e estudos oportunos ao Ano da Fé e a carta apostólica Porta Fidei, que escrita pelo Papa Bento XVI, proclamou a abertura deste ano de reflexão e redescoberta de nossa Fé Cristã.

Tiago Beserra
Pastoral da Comunicação

Nenhum comentário: