Páginas

6 de dezembro de 2012

Abertura do Ano da Fé (parte II)

O sol foi acordando para iluminar Castanhal, mas o dia dos peregrinos da abertura do Ano da Fé já estava adiantado. Numa procissão desforme, iam chegando os grupos que haviam ficado próximos nas casas das famílias que os acolheram.
O destino era a Praça da Bíblia, onde o sol já mostrava bem mais que uma silhueta do Cristo. Quem chegava via o rosto do Cristo contra o sol, mas na verdade, o olhar de Jesus era aquela manhã bonita nascendo, iluminando e dissipando pouco a pouco a madrugada. Estavam todos animados, e Monsenhor Gabriel aproveitou logo para ensaiar o hino do ano da fé.
Os jovens estavam seguros na réplica da Cruz da JMJ, com suas fitas coloridas, refletindo ao sol e o olhar de Deus, o olhar de Deus que teve misericórdia e desceu até a humanidade para redimir-nos através da cruz.
Se a procissão de chegada à Praça da Bíblia foi um tanto desforme, a de saída foi a pura manifestação do corpo da igreja, no mesmo passo e na mesma voz. Ao chegar à frente da Catedral, o Bispo Carlos falou um pouco sobre o próximo momento: todos ali deveriam passar pela porta estreita da Catedral, onde estava o Bom Pastor, com o lado aberto, com as marcas da Paixão, para lembrar de nossa passagem pelo caminho da salvação, por Jesus, “Caminho, Verdade e Vida” (Jo. 14, 6).
A celebração seguiu seu curso, centrada na Fé. A Pia Batismal foi abençoada entre cantos e muita alegria, e todos na assembleia foram abençoados pela água que dela saía. Como um novo batismo, com uma fé mais avivada, o povo estava vivenciando cada momento da celebração cheio da alegria de saber o quanto é bonita a nossa fé. Em sua homilia, o Bispo lembrou que a fé nos conduz a Cristo, à nossa salvação, e por isso devemos vive-la com testemunho e alegria, até que um dia, “tudo seja Cristificado”.
Ao final da celebração, Dom Carlos deu ênfase à evangelização e à entronização da Palavra, falando do material que foi preparado para ser distribuído nas paróquias, enviando cada um com o propósito de viver e com a vida anunciar que Cristo está vivo, para que se proclame como no rito eucarístico: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.    

Nenhum comentário: