Páginas

21 de janeiro de 2013

Cenóbio recebe número surpreendente de jovens para formação da CF-2013


Lideranças do Setor Juventude da Diocese de Castanhal, encontraram-se para formação a cerca da Campanha da Fraternidade 2013 nos dias 18, 19 e 20 de janeiro (fim de semana passado), que traz como tema a Juventude. O estudo realizado no Cenóbio agregou em média 200 jovens vindos das diversas paróquias da Diocese, como também coordenadores e casais de apoio.


A formação dada foi a partir do texto base da CF 2013, apresentado pelo professor Mário Tito, que com muita desenvoltura a dividiu em turnos para proporcionar um olhar paroquial até a realidade da juventude do Brasil e do mundo, frisando para os presentes que a juventude apesar da referências recorrentes de possuir "vários rostos" sofre com problemas semelhantes, tanto no âmbito familiar, comunitário ou eclesial.

Além da formação, foram realizadas três grandes plenárias onde foram apresentadas e discutidas problemáticas, instigando a busca de soluções e caminhos para que esta campanha dê novo fôlego à juventude da Igreja, principalmente quanto à missionariedade, levando em conta as novas mídias (redes sociais), os chamados "pátios" ou "areópagos" da Juventude.

Na plenária final, no domingo, propostas foram apresentadas  para ações mais efetivas da juventude na Igreja, dentro de suas realidades e respectivos grupos ou comunidades. Os coordenadores e lideranças que participaram do encontro, saíram de lá com a missão de  articular em menos de um mês a abertura e direcionar todos os trabalhos da Campanha da Fraternidade (CF) nas comunidades.

O momento é histórico e propício, por serem vários os acontecimentos da Igreja que favorecem e provocam os jovens a assumirem ainda mais sua juventude e identidade cristã. Estando a Igreja toda no Ano da Fé e às vésperas da Abertura da CF e da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro.

O encontro direcionou e favoreceu um novo olhar ao que rotineiramente acontecia nos grupos, e apresentou novos meios para fortalecer a missão de evangelizar, deixando no coração de cada um a vontade de como o profeta Isaías responder "Eis-me aqui, enviam-me" (Is 6, 8), e de partilhar do mesmo desejo com todos os jovens que encontrarem em seus caminhos e comunidades.

Texto de Paulo Correa

Nenhum comentário: