Páginas

30 de janeiro de 2013

Entrevista com Romário Alencar, colaborador do site Youcat

No Brasil existe uma página oficial do YOUCAT em que jovens de todo o país escrevem matérias sobre o próprio Youcat, promovendo reflexões e narrativas com temas bíblicos. Na diocese de Castanhal o Jovem Romário Alencar agora foi convidado a participar do site, o mesmo já era colaborador do blog onde todas as quintas-feiras publica seus textos. Esta semana o procuramos para uma entrevista onde ele nos esclarece como funciona esta nova missão de evangelizar e da diocese de castanhal se conectar com o Brasil e com o mundo. #Erasmo de Abreu



* entrevista Paulo Correa
Como funciona a página do Youcat?
O site é dividido em vários módulos: o Youcat pelo Brasil, que colaboradores de todas as regiões do país podem enviar material para o coordenador-geral que é o Jerônimo, e ele sim vai postar no site as nossas atividades. Também acho interessante que nós jovens podemos fazer perguntas, que depois serão respondidas por alguns padres engajados, professor Felipe Aquino, entre outros .

Sabemos também que você já é um dos colaboradores do blog do Youcat, como se dá isso?
O site esteve um tempo fora do ar, retornando agora. O blog já existia, e nós dividimos por dia, sendo que cada dia um dos colaboradores posta algo com um tema que a coordenação envia. Esta orientação é mensal. O meu dia de atualizar o blog é sempre na quinta-feira.

Como se deu o processo de entrar como colaborador da parte de mídia do Youcat?
Logo que surgiu a página do Youcat, eu me interessei e fui “curtindo” e “compartilhando”, e o coordenador vendo isto, perguntou se eu queria ser um colaborador. Fiquei curioso e ele prontamente me explicou o que seria ser um colaborador aí aceitei. Isto, a menos de um ano, cerca de 8 meses.

Oque faz exatamente um colaborador, neste sentido?
Divulgar nas redes sociais, ajudar nas postagens do blog, do site e todas as demais páginas. Também testemunhar para os demais jovens em nossas comunidades o que é o Youcat, qual a função dele e divulgar este trabalho, como o Papa pede a nós, jovens.

Como se dá a escolha dos temas?
A escolha é feita por uma comissão lá de Florianópolis, formada por leigos, padres, seminaristas que se reúnem e planejam o mês todo. Feito isso, enviam um e-mail para os colaboradores com o  resultado. Todos os dias são atualizadas as páginas.

Quantos são os colaboradores?
Atualmente são 30 colaboradores.

Como a iniciativa do Youcat na rede pode ajudar o jovem?
O desejo do Papa é que a evangelização chegue aos meios de comunicação, e que estudemos o Catecismo Jovem. Isso ajuda os jovens em suas próprias atividades em suas paróquias e comunidades. Eu vejo o Youcat como uma ferramenta muito fantástica que vem a orientar os jovens em diversos aspectos. É um conteúdo feito para os jovens, que levanta e responde a vários questionamentos. Se o jovem consegue levar isso tudo pra vida, com certeza já será um grande avanço.

O Youcat seria então uma ferramenta para o Ano da Fé?
Sim, sim. Logo na primeira parte (o Youcat foi dividido em 4 partes) vem logo o tema “Em que cremos?”, abordando imediatamente a fé. Penso que estes estudos que já começaram continuarão o ano todo.

Como se dá a divulgação na Diocese de Castanhal, do site do Youcat?
Bem, ainda não começamos. Eu já posto algumas coisas no face, outros jovens vendo, compartilham, curtem... Mas agora espero ampliar isso, como colaborador espero que os jovens mandem as notícias do que está acontecendo nas paróquias.


E sobre a evangelização na rede? Gostaria que falasse mais um pouco sobre isso.
É uma coisa fantástica, porque nunca foi tão fácil comunicar-se com os jovens e as redes sociais possibilitam isso. Com esta ferramenta (a rede), nós podemos ir muito além, porque quando “postamos” alguma coisa, isso pode ser rapidamente visto, comentado e compartilhado. Deste modo, podemos evangelizar muitos jovens.

É importante deixar claro que a evangelização não pode se resumir a isso, pois é importantíssimo o contato físico e pessoal neste processo... Mas de qualquer forma, espero que mais jovens abracem esta causa, que o jovem seja igreja seja lá onde esteja, seja na rede ou na rua.

Nenhum comentário: