Páginas

22 de maio de 2013

Estudo do Concílio na Catedral


300 pessoas diariamente
O Auditório da Catedral vem recebendo mais de 300 pessoas diariamente, durante a noite, para a 2ª etapa do Concílio Vaticano II. O estudo iniciou na segunda-feira dia 20, e o documento em questão é a constituição dogmática "Lumen Gentium" (Luz dos povos).

Na segunda o palestrante foi padre Dávide D'Alessio que abordou 'O Mistério da Igreja' incluindo subtemas como Essência da Igreja e Encarnação Histórica. Na formação um grande número de fieis tem participado e contribuído para o aprofundamento e discussão dos temas dentro da própria formação, pois os palestrantes abrem espaços para questionamentos e colocações por parta da platéia participante, platéia esta, que busca aprofundar seus conhecimentos para com a Igreja de Cristo, que fica ainda mais claro com o que está sendo apresentado nestes dias.
Os temas
O tema abordado por Pe. Dávide mostra o cuidado da Igreja para com os fieis e confia-lhes também a missão e difusão do evangelho, tudo isso "conquistado" no Vaticano II.

Uma outra passagem importante é ver a autenticidade da Igreja e de sua tradição, apresentado pelo Monsenhor Gabriel na terça 21, organizada com zelo pelos bispos e pelo Papa, a transmissão original daquilo deixado por Jesus a Pedro e apresentado a nós ainda hoje.

Da formação estão participando padres, religiosas e (nós) os leigos, que o próprio Monsenhor Gabriel brincou: "leigos em quê?". 

Ainda neste encontro de formação haverão grandes palestrantes de nossa diocese, (prata da casa) como Pe Napoleão Iubel, que palestra na quinta, e Frei Rodrigo, que palestra hoje quarta-feira 22.

Até quinta 23
A formação se estenderá por quase toda esta semana, e mesmo hoje quarta-feira quando é próprio de Lectio Divina nas residências, orienta-se que os grupos que pretenderem participar suspendam o encontro (só por hoje).

Os estudos do Concílio Vaticano II na catedral vão até quinta 23.

VEJA AS FOTOS DO ENCONTRO CLICANDO AQUI.

Erasmo de Abreu

Nenhum comentário: