Páginas

25 de junho de 2013

Paróquias se reúnem para retiro pré-JMJ

Preparar-se para a JMJ Rio 2013 é muito mais que pagar a inscrição, as passagens e arrumar a mala. É necessário mais do que tudo isso, preparar o coração, preparar o espírito, mesmo porque nesse evento de proporção mundial o foco principal é o encontro com a pessoa de Jesus Cristo, que envia os jovens do mundo inteiro para fazer discípulos entre todas as nações. Foi pensando nisso que os peregrinos das paróquias Catedral e Sant’Ana estiveram em retiro espiritual nos dias 22 e 23 de junho, numa chácara na estrada Castanhal-Curuçá. O retiro foi cheio de momentos fortes de espiritualidade e comunhão entre a comunidade dos peregrinos, e os pais que também participaram.

No sábado, 22, a equipe de organização preparou uma celebração, intitulada Celebração da Luz, centralizada na Palavra de Deus e no fogo do Espírito Santo, sinal do amor de Deus. Nessa celebração, logo no início, os peregrinos fizeram a experiência da dança circular, muito comum em alguns movimentos da Igreja. Em círculo, todos deviam sincronizar-se ao ritmo da música e, seguindo os passos, entrar em harmonia com os outros irmãos. O exercício soou como um convite a largar o egoísmo e entrar no ritmo da comunidade, pois ela só caminhará bem quando cada membro tomar consciência do seu papel e da sua importância para que a comunidade entre no ritmo do coração de Deus. Para finalizá-la, houve uma animada noite cultural, a festa junina dos peregrinos, momento de confraternização e partilha.
No dia seguinte, 23, quando faltavam exatamente um mês para a Jornada, o dia começou com auma animada conversa com a Irmã IvethAmorin. Enquanto isso, os pais conversavam sobre a espiritualidade da Jornada e algumas questões práticas, eles que ficarão estarão preocupados com os filhos que vão para o Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo, estavam felizes e esperançosos pelas mudanças que esperam acontecer na vida da família e na vida da comunidade. O domingo seguiu com o tempo livre para conversar, brincar, partilhar, tempo para convivência entre pais e peregrinos e entre os próprios peregrinos, que passarão os dias de Jornada juntos no Rio.

A espera e a ansiedade não superam em nada o ânimo e a esperança de cada peregrino. Todos esperam um encontro mais íntimo com Jesus, na comunhão com os irmãos do mundo inteiro, no sacramento da reconciliação, com o pastor da Igreja, o Papa Francisco, e com uma Brasil sedento de amor. 

Texto  - Tiago Beserra
Foto - Romário Alencar

Nenhum comentário: