Páginas

8 de agosto de 2013

Diocese realiza formação sobre Liturgia com padre responsável da CNBB


Arte Sacra - música e fé estão entrelaçadas há muito tempo, basta observarmos os salmos ou os cânticos ainda no Pentateuco, inicio do velho testamento, nos quais o povo manifestava sua gratidão, seus pedidos e seus louvores ao criador.

Na Diocese, para que seja enriquecido ainda mais esse serviço e ministério, foi realizada uma formação, que passou tanto pelo espiritual quanto pelo técnico, através de exercícios vocais. O responsável pelo encontro, Monsenhor Gabriel, formado em Liturgia, convidou para esta formação o padre José Carlos Sala, do setor de música litúrgica da CNBB. A liturgia passou por muitas mudanças após o Concílio Vaticano II, que completa meio século este ano, por isso, este foi um dos temas norteadores da formação - a Liturgia a partir do Concílio.

Mas o tema principal do encontro foi  o aprofundamento teológico   do canto e da música na liturgia. Cantar a Palavra e a salvação, o Senhor que se revela.
 

Foi um momento bonito e rico, onde com legionário na mão, os participantes puderam aprofundar ainda mais o ministério confiados a eles por padres e coordenadores paroquiais.

O encontro foi útil para esclarecer dúvidas, de forma que fossem apresentadas sugestões para a organização da liturgia a nível diocesano, entre elas foi lançada as bases de uma comissão litúrgica para cantos e um presente surpresa - os participantes já conheceram e até ensaiaram o hino da Campanha da Fraternidade 2014.

Participaram 120 pessoas de 22 paróquias, que levarão a frente o que aprenderam para suas comunidades, de maneira a celebrar cada vez mais a alegria da salvação que está entre nós, de maneira particular na missa - Jesus.
 
Paulo Correa
Foto - Erivan Freitas

Nenhum comentário: