Páginas

24 de setembro de 2013

1ª noite do Concílio Vaticano - Sacrosanctum Concilium

A renovação da liturgia foi para a Igreja um novo pentecostes
Na noite da segunda-feira passada (23), iniciou no Auditório da Catedral o Estudo do Concílio Vaticano II, abordando nesta etapa a constituição conciliar Sacrosanctum Concílium sobre a Sagrada Liturgia.
Dom Carlos fez a abertura do encontro enfatizando a importância desta constituição para a Igreja, da importância do encontro e o quanto ele servirá para cada um, especialmente na vida comunitária. Após o bispo, Monsenhor Gabriel tomou a palavra e iniciou a formação detalhando a liturgia segundo o Concílio e a constituição.

Ele reforçou durante a palestra que na liturgia todo cristão se une a Jesus Cristo para se oferecer ao Pai, e ainda; a renovação da liturgia foi para a Igreja um novo pentecostes, ao passo que no Concílio Vaticano (CV) é o primeiro documento formulado pelos conciliares.
A Igreja bebeu a graça dessas renovações especialmente nos sacramentos, rito do batismo, do catecumenato, a reforma litúrgica, na penitência, na crisma, na ordenação sacerdotal e também em muitas outras instancias da Igreja.

A liturgia deve ser sempre vista no plano de salvação, pois ela é mistério de Cristo.

Hoje terça-feira no Auditório da Catedral o estudo terá como palestrante padre Dávide, o horário é sempre as 19h30 se estendendo até as 21h00, grande público já participou na segunda e o mesmo é esperado para esta terça.
Maiores informações: 91 3711 3370 e diocesedecastanhal@hotmail.com ou diocesedecastanhal.blogspot.com

2 comentários:

Anônimo disse...

É importante esta divulgação, para que as pessoas vejam que a igreja se preocupa com a formação do seu povo.

o autor disse...

Sim, se preocupa e forma de maneira sábia e com conhecimentos enriquecidos com estudos e tradição. Que Deus seja sempre anunciado através de tudo o que fazemos.