Páginas

17 de outubro de 2013

Romaria de Castanhal - Missas para diversas categorias mas sempre celebrando a unidade


Missa dos enfermos e idosos
Continuando a programação da semana que antecede a Romaria, aconteceu ontem (16) pela manhã na Catedral a missa dos enfermos, com participação principalmente de idosos, que trazidos pelas famílias e por pessoas de suas comunidades, foram acolhidos com cânticos e alegria. A missa começou às 8h00 e foi presidida pelo padre Silvestre Paulo. Um dos momentos mais fortes foi após a comunhão, quando ao lembrar de seus entes queridos, muitos se emocionaram, além da tradicional unção dos enfermos, ministrada no fim da missa.

Diácono Luís antes da missa dos enfermos e idosos
A fé no óleo abençoado foi uma das principais motivações para participar desta celebração, pois após a eucaristia que vem para acalmar e dar esperança ao coração, o óleo bento ministrado pelo padre traz o perfume e a confiança no projeto de Deus Pai, que jamais deixa seus filhos. Após a missa, foi partilhado um lanche.

À noite, foi presidida pelo bispo dom Carlos a missa para professores, guardas municipais, policiais militares, bombeiros e demais categorias das forças armadas. A missa teve participação de toda a comunidade, mas esses grupos tiveram o privilégio de ser um dos que tem uma missa especial durante a semana antes da Romaria, principalmente pelo fato de contribuírem todos os anos para que aconteça a Romaria.

Os bombeiros trouxeram sua banda de música para se apresentar, e assim a missa teve um gosto todo especial na liturgia. Seja na comunhão, no abraço de paz ou no Pai-nosso, foi muito bonito ver essas categorias unidas na oração e num clima fraterno.

Missa das crianças 17 de outubro na Catedral de Castanhal
Com pedidos de bênçãos, proteção e discernimento, os participantes da missa se despediram da pequena imagem peregrina de Nossa Senhora, que representa nossa mãe e protetora. 

Hoje aconteceu a missa para as crianças, que vindas de várias escolas, vieram rezar à mãezinha Maria e celebrar o amor infinito deste Deus que se fez homem no ventre de Nossa Senhora e veio morar entre nós. Durante a celebração houve uma pequena apresentação em homenagem à Rainha do Céu.

Texto e Fotos - Paulo Corrêa

Nenhum comentário: