Páginas

13 de fevereiro de 2014

Concluído 15º Encontro Nacional dos Sacerdotes brasileiros


As celebrações dos 50 anos da realização do Concílio Vaticano II motivaram as reflexões sobre a vida e missão do sacerdote no contexto atual, durante o 15º Encontro Nacional de Presbíteros. O evento reuniu, de 05 a 11 de fevereiro, em Aparecida (SP), 531 padres, bispos e representantes das dioceses. Assessores convidados colaboraram no estudo do tema proposto para este ano “Concílio Vaticano II e os Presbíteros no Brasil: testemunhas de fé, esperança e caridade”.
O encontro foi promovido pela Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP) e pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.
Na oportunidade, os participantes recordaram os ensinamentos do papa Francisco e suas atitudes de esperança no pastoreio da Igreja. “Hoje, somos também instigados pelas palavras e atitudes do papa Francisco que tem chamado a atenção de todos pela sua forma normal de ser pastor e profeta no meio do povo, inspirando-nos nas nossas condutas e no exercício de nosso ministério presbiteral, como discípulos missionários do Reino do Pai”, disseram.
Em carta conclusiva, os presbíteros reafirmaram o compromisso de levar para suas paróquias a esperança do encontro, sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida. “Voltamos às nossas Igrejas Particulares, aos nossos presbitérios, às nossas comunidades eclesiais, certos da sua bênção maternal para nossa vida e ministério presbiteral, onde nos comprometemos a ser testemunhas das virtudes teologais e dar razão da esperança a quem a pedir”, manifestaram os participantes.


Nenhum comentário: