Páginas

19 de março de 2014

A Diocese de Castanhal, celebrando 10 anos testemunha a alegria do Evangelho

Resumo da vida da Igreja em Castanhal no ano de 2005

- 26 de janeiro, quarta-feira, Reunião com os padres da nova diocese na paróquia de São José em Castanhal, presente 26 sacerdotes. Primeiro encontro com a Região Episcopal de Castanhal, 11 paroquias e presente 86 pessoas.
Dom Orani João Tempesta, empossado como o nono arcebispo de Belém em oito de dezembro de 2004, visitou o interior da arquidiocese de Belém em visita pastoral, antes de ser desmembrada e passar a compor a Diocese de Castanhal.
- 11 de fevereiro, sexta-feira às 07h30, a freira Dorothy Stang aos 73 anos, da Congregação Nossa Senhora de Namur foi assassinada no município de Anapu.
- Às 16h00 Dom Carlos Verzeletti até então bispo auxiliar de Belém esteve no Instituto de Medicina Legal em Belém, para fazer o reconhecimento oficial do corpo da irmã Dorothy Stang. O corpo foi trasladado para a paróquia Santa Maria Gorete no bairro do Guamá; às 20h00 Dom Carlos Verzeletti celebrou missa de Corpo Presente. No dia seguinte foi concelebrada missa pelos bispos da CNBB Norte II, sendo trasladado o corpo para o município de Anapu onde foi o sepultamento.
- 17 de fevereiro, quinta-feira Dom Carlos Verzeletti celebrou missa na Catedral de Belém às 19h00, encerrando suas atividades como bispo Auxiliar da arquidiocese de Belém, que em breve assumiria o pastoreio da nova Diocese Santa Maria Mãe de Deus, com sede no município de Castanhal.
- 18 de fevereiro, sexta-feira dom Carlos Verzeletti reuniu-se com os padres do interior da Arquidiocese de Belém, que farão parte da Diocese de Castanhal. Dom Carlos celebrou missa no Seminário Menor às 18h30.
Neste mesmo dia desembarcaram no aeroporto internacional de Belém procedente da Itália a família de dom Carlos com a finalidade de assistirem a cerimônia de instalação da Diocese de Santa Maria Mãe de Deus e posse de seu primeiro bispo.
- 19 de fevereiro, sábado dom Carlos Verzeletti viajou para Macapá - Amapá, para assistir a posse de dom Pedro José Conti como novo bispo diocesano.
- 20 de fevereiro, posse de Dom Pedro Conte na Diocese de Macapá, dom Carlos Verzeletti se fez presente.
Tríduo de Preparação a instalação da Diocese de Castanhal, realizou-se nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro. .
Instalação da Diocese de Castanhal
- 26 de fevereiro, sábado às 12h30 desembarcou no aeroporto de Belém o núncio apostólico do Brasil Dom Lourenso Baldisseri e seu secretário. Seguiram para Castanhal e foram recepcionados na residência episcopal por Dom Carlos Verzeletti, no final da tarde visitaram a catedral ainda em construção.
- 27 de fevereiro, domingo ainda surgiam no horizonte os primeiros raios de sol quando saiu de Belém rumo a Castanhal a delegação composta por autoridades eclesiástica chegando à praça defronte a igreja de São José no centro de Castanhal, às 07h20 iniciou uma procissão percorrendo a Avenida Barão do Rio Branco acompanhados de centenas de fiéis rumo à catedral.                        Foi quase três horas de cerimônia em que o Núncio Apostólico D. Lourenso Baldisseri representando o Papa João Paulo II, concedeu posse ao primeiro bispo da nova diocese D. Carlos Verzeletti diante da presença dos bispos da Regional Norte II, de seus familiares e amigos vindos da cidade italiana de Trenzano, e mais de quinze mil pessoas que prestigiaram o evento.
Dom Carlos Verzeletti quando chegou ao estado do Pará em 1983 a convite do bispo de Bragança foi designado pároco do município de Viseu, permanecendo nesta cidade até 1996 quando foi ordenado Bispo Auxiliar de Belém.  No dia 28 de fevereiro de 2005 retornou àquela cidade onde visitou a igreja Matriz Nossa Senhora de Nazaré reencontrou antigos amigos.
Dom Carlos Verzeletti inicia sua primeira visita pastoral como Bispo Diocesano da Diocese de Castanhal.
- 01 de março, terça-feira Dom Carlos Verzeletti visitou a paróquia de São Francisco de Assis em Nova Timboteua e às 18h00 presidiu missa na paróquia de N.S. do Socorro em Salinópolis.
- 03 de março, quinta-feira Dom Carlos Verzeletti celebra missa em Ação de Graças na paróquia de São José em agradecimento a todos os diocesanos que se empenharam para a realização da instalação da Diocese de Castanhal.
- Nos dias 5 e 6 de março, sábado e domingo – Realizou-se no Cenóbio da Transfiguração o encontro com representantes de diversas pastorais da Forania de Castanhal, presentes 86 pessoas, de 11 paróquias, encerrando com missa celebrada por dom Carlos Verzeletti.
- Tríduo Pascal na igreja de São José em Castanhal nos dias 7, 8 e 9 de março. 
- Retiro dos padres da Diocese de Castanhal nos dias de 10 e 11 (quinta e sexta feira)
- 13 de março, domingo dom Carlos Verzeletti realizou encontro de reflexão com os diáconos permanentes.
- Para conhecer melhor realidade econômica, politica e social dos municípios que fazem parte da Diocese de Castanhal, dom Carlos Verzeletti passou a realizar encontros periódicos com os prefeitos destas cidades. O primeiro encontro realizou-se no dia 16 de março, quarta-feira, contou com a presença dos seguintes municípios: São João da Ponta, Vigia de Nazaré, Santarém Novo, Nova Timboteua, Curuçá, Santa Izabel do Pará, Salinópolis, São Domingos do Capim, Quatipuru, Inhangapi e Colares.
- 19 de março, sábado dom Carlos Verzeletti presidiu missa solene às 19h30 na paróquia de São José em Castanhal por ocasião da festividade do padroeiro.
Semana Santa
- 20 de março, Domingo de Ramos – Dom Carlos Verzeletti presidiu a Procissão de Ramos em torno da catedral terminando no interior da igreja. Neste dia a Igreja celebra em seu calendário o Dia Mundial da Juventude (os filhos dos hebreus foram ao encontro de Jesus com ramos de oliveiras), jovens de toda a diocese reuniram defronte a estátua do Cristo Redentor de onde saíram em caminhada com Dom Carlos em direção ao Cenóbio da Transfiguração para participarem de uma programação alusiva ao dia Mundial da juventude.
- 21 de março Retiro dos Padres da Diocese
- 24 de março, quinta-feira Santa - Missa do Crisma, é uma missa realizada na Quinta-feira Santa. Há Bênção dos Santos Óleos, óleos de oliva utilizado no sacramento do Crisma, dos Enfermos e do Batismo.
A diocese de Castanhal realizou esta cerimônia pela primeira vez, sendo na igreja de São José. Às 19h00 também nesta igreja Dom Carlos presidiu a Missa dos Lava-pés.
- 25 de março, Sexta-feira Santa – tradicionalmente realiza a Procissão do Senhor Morto, cortejo que relembra a Paixão e Morte de Jesus, onde Maria sua mãe o recebe em seus braços o corpo de seu filho.  Dom Carlos participou desta procissão na paróquia de Cristo Jovem, onde fez a homilia que retrata esta passagem bíblica.
- 26 de março, sábado – Dom Carlos participou da Vigília na igreja de São José no centro de Castanhal.
- 27 de março, o Domingo de Páscoa foi celebrado solenemente por dom Carlos Verzeletti na igreja de Cristo Rei, no bairro do Milagre em Castanhal, após a celebração religiosa dom Carlos confraternizou com os padres das paróquias de Castanhal na residência episcopal. Ele também presidiu missa às 17h00 na igreja de São José e às 19h00 na Catedral de Castanhal Santa Maria Mãe de Deus.
- 28 de março, segunda-feira – Dom Carlos presidiu missa de Páscoa às 18h30 no seminário menor da Diocese de Castanhal.
- 01 de abril, sexta-feira dom Carlos se encontra com os padres de Castanhal.
- 02 de abril, sábado – Faleceu no Vaticano aos 84 anos, o Papa João Paulo II, ressaltar lembrar que a Diocese de Castanhal foi erigida por ele e a última a ser criada em seu pontificado. 
- Dom Carlos presidiu a cerimônia de posse do padre Ricardo às 19h30 na paróquia de São Vicente Ferrer em Inhangapi.
- 03 de abril, domingo Encontro das religiosas da diocese com a presença de Dom Carlos no Cenóbio da Transfiguração. Às 19h30 dom Carlos celebra missa na igreja de São José e em sua homilia ressalta dos encontros que teve com João Paulo II, inclusive ele se lembrou do discurso proferido por um hanseniano em Marituba.
- 08 de abril, sexta-feira – dom Carlos Verzeletti presidiu missa de 7º dia do papa João Paulo II.
- 10 de abril, domingo dom Carlos Verzeletti visita o Presídio Fernando Guilhon Americano, município de Santa Izabel do Pará, presidindo missa às 10h00. No final da tarde celebrou missa na comunidade N.S. de Nazaré no bairro do Fonte Boa em Castanhal.
- 11 de abril, segunda-feira reunião com o conselho Pastoral Diocesano.
- 12 de abril, terça-feira Missa em Ação de Graças pela eleição do novo papa, Bento XVI, presidida por Dom Carlos.
- Reunião da Comissão da Romaria de N.S. de Nazaré com Dom Carlos Verzeletti às 20h00
- 19 de abril, terça-feira dom Carlos reúne com a comissão da VII Romaria e define o tema: “Com Maria construidores da Casa do Senhor”.
- 24 de abril, domingo Dom Carlos profere o sacramento da Crisma a jovens no município de Maracanã na igreja de São Miguel Arcanjo e às 19h30 dom Carlos preside missa na capela de N.S. Aparecida no bairro do Pantanal em Castanhal.
- 27 e 28 de abril, quarta-feira e quinta-feira Encontro dos padres da Diocese no Cenóbio da Transfiguração.
- 01 de maio, domingo – Congresso do Apostolado da Oração realizado em Santa Maria do Pará, local Rotary Clube, com o tema Coração de Jesus fonte de solidariedade e paz, Dom Carlos presidiu missa às 11h00.
- 4 de maio, quarta-feira às 09h00 encontro dos padres de Castanhal na paróquia de Santa Teresinha no bairro do Jaderlândia. Às 19h30 reunião com a Coordenação da VII Romaria.
- 14 de maio, cerca de quatro mil fiéis prestigiam no estádio de futebol Maximino Porpino, em Castanhal, a Vigília de Pentecostes.
- 12 de junho, domingo dom Carlos visita o município de Igarapé-Açu para crismar jovens na Igreja de São Sebastião. No mesmo dia às 16h00 crisma na igreja de N.S. de Nazaré em Quatipuru e às 19h30 missa e encontro com os jovens em Salinópolis. 
- 15 de junho, quarta-feira realizou-se encontro com os padres de Castanhal e também reunião com o Conselho Presbiteral às 11h00.
- 19 de junho, domingo Dom Carlos Verzeletti profere o sacramento da Crisma na igreja de N.S. do Rosário no município de Curuçá.
- Dom Carlos visita o município de Santo Antô nio do Tauá, reuni com as pastorais e presidi missa da 1ª Comunhão.
- 29 de junho, terça-feira, Reunião do Conselho Presbiteral, às 19h00 em Marudá, município de Marapanim Dom Carlos Verzeletti participa do encerramento da festividade de São Pedro.
- 03 de julho domingo, a comunidade católica de Santa Izabel do Pará realizou o Círio de Santa Izabel de Portugal, após a chegada da procissão defronte a igreja matriz dom Carlos Verzeletti presidiu a missa. Dom Carlos visita o 3º Acampamento de Jovens do Movimento da Renovação Carismática Católica e presidi missa.
- 11 de julho, as 19h30 Dom Carlos Verzeletti inicia o estudo da Lectio Divina do Evangelho de São Mateus. Também neste mesmo horário a Comissão da Romaria reuniu-se
- Nos dias 19 a 24 (terça-feira a domingo) dom Carlos reuniu com os diocesanos para o Estudo da Lectio Divina do Evangelho de São Mateus, participando a região episcopal de São José.
- 25 de julho, segunda-feira a comunidade de São Cristóvão no bairro do Jaderlândia em Castanhal festejou o dia do seu padroeiro e dom Carlos presidiu missa por ocasião da festividade.
- 26 de julho, terça-feira às 19h00 dom Carlos presidiu missa na igreja de N.S. das Graças em Marudá, município de Marapanim.
- No período de 26 a 31 reuniu-se no Cenóbio da Transfiguração encontro de formação para os catequistas da Diocese de Castanhal, palestrante padre Mário Antonelli.
- 04 de agosto, quinta-feira dom Carlos presidiu missa em memória ao monsenhor Manoel Teixeira na igreja de São José, onde ele foi pároco por 26 anos.
- 05 de agosto, sexta-feira dom Carlos participa da festividade de N.S. das Neves em Vigia de Nazaré.
- 07 de agosto, domingo dom Carlos participa do Círio de São Caetano de Odivelas, e presidi também a missa.
- 21 de agosto, domingo, dom Carlos presidi missa aos enfermos às 09h00 no Colégio Pio X em Capanema. No mesmo dia às 16h00 encontrou-se com jovens no Colégio São José em Castanhal. Às 19h00 presidiu missa de encerramento da festividade do Círio de N.S. das Vitórias em Marapanim.
- 24 de agosto, dom Carlos reuniu com o Conselho Presbiteral.
- 02 de setembro, quarta feria dom Carlos visita pastoral ao Presidio Fernando Guilhon em Americano.
- 08 de setembro, terça-feira em São Domingos do Capim, encerramento da festividade e ordenação sacerdotal do diácono José Carlos, às 18h00.
- 11 de setembro, domingo Círio de São Vicente Ferrer no município de Inhangapi.
- 20 de setembro, terça-feira dom Carlos Verzeletti participa da 43ª Assembleia dos Bispos do Brasil.
- 21 e 22 de setembro encontro dos padres da Diocese
- 25 domingo, 19h00 abertura da festividade de Nossa Senhora de Nazaré Mãe de Deus, padroeira da Diocese de Castanhal.
- 28 de setembro, quarta-feira reunião do Conselho presbiteral.
- 02 de outubro, domingo missa em São João da Ponta pelos 100 anos de fundação deste município, às 17h00 missa na catedral em Castanhal e às 19h00 missa em Nova Timboteua.
- VII Romaria de N.S. de Nazaré Castanhal ao Apeú, com o tema: Com Maria construidores da Casa do Senhor.  A saída da praça no centro da cidade passou a sair por volta das 06h00 e a missa passou a ser celebrada defronte a Catedral.
- Saída da Trasladação do Distrito do Apeú para o centro da cidade às 19h00, dia 16 domingo a romaria passou a sai da igreja de São José às 06h15 e indo à catedral para a missa solene, alvorada de fogos às 05h00.
Semana Nazarena de 17 a 23 de outubro
A partir deste ano passou a ser realizada após o domingo da Romaria A Semana Nazarena, programação litúrgica cada dia fica a cargo de uma paróquia de Castanhal, ao largo da catedral programação cultural e praça de alimentação.
- 26 de outubro dom Carlos reúne com o Conselho Presbiteral
- 30 de outubro – dom Carlos participa do Círio em São João de Pirabas, e às 17h00 missa no município de Santarém Novo.
- 31 de outubro – Reunião de avaliação da VII Romaria de N.S. de Nazaré em Castanhal.
- 31 de dezembro, Dom Carlos presidi missa na igreja Matriz de N.S. do Livramento às 19h00 no município de Terra Alta e ás 21h00 na Igreja de São José em Castanhal.
Arquimimo de Oliveira Cardoso Junior.



































Nenhum comentário: