Páginas

16 de abril de 2014

CQC - Um encontro de jovens para jovens



O ministério Jovem da Diocese de Castanhal está a mil preparando mais um acampamento CQC – Custe o que custar. O encontro é um dos carros-chefe do movimento, que tem ampla divulgação, e que este ano acontece entre os dias 1 e 4 de maio, na fazendo do senhor Sales, estrada de São João da Ponta. São esperados pelo menos 400 jovens nesta edição.


Serrinha
Falamos com um dos responsáveis pelo encontro, o Serrinha, que já foi coordenador diocesano do ministério jovem da RCC. Segue na íntegra a entrevista.



Em poucas palavras, o que é o CQC?


“O acampamento CQC é bem voltado para a juventude. No encontro tem partilha, dinâmica, adoração, convivência fraterna, e dificilmente um jovem não vai gostar, até os mais velhos gostam. Uma das coisas mais interessantes para quem vai participar uma vez é a ‘noite do fica’. Mas são inúmeras surpresas a cada edição.”


Para os que já participaram, vocês tem muitos testemunhos de vida, a partir da experiência do acampamento?


Há muitos testemunhos de jovens que participaram, como o grupo de oração do Americano, que começou a partir do acampamento, e outras paróquias também. Mas para ter uma noção mesmo, só indo participar. Lá também há um momento só de testemunhos, geralmente no domingo.


Uma das coisas que mais chama a atenção não apenas no CQC, mas no Ministério Jovem, é a divulgação, que tem uma linguagem toda especial. Quem é responsável por isso?


A equipe de divulgação tem a frente o Victor, mas tem uma parceria com todo mundo que faz o movimento, compartilhando nas redes sociais e fazendo sugestões. Porque a juventude está no face. O Ramon Loreno também ajuda muito.
Uma das fotos de divulgação do CQC


Soube que o projeto já não está restrito à Diocese. Fale mais sobre isso.


O projeto já se estendeu para o estado, isto é, na Arquidiocese de Belém, na Diocese de Abaetetuba, onde já está implantado, mas também há propostas para Cametá, Altamira, Marajó (prelazia) e Santarém. Além de cidades de outros estados, como Palmas, Campo Grande e Maceió.


E quem participará desta edição?

Teremos a presença do coordenador estadual do MJ, provavelmente o coord. Estadual da RCC Pará, e claro, o ministério Jovem e o coordenador diocesano Alvino. Mas as principais participações são os jovens que vem fazer a experiência.


E como é construir um encontro como esse?

Tem sempre dificuldades, ainda estamos precisando de coisas, de alimentos, mas temos confiança na providência.


Para mais informações (e doações), contatar Serrinha, telefone 83554611 ou 87047243

Paulo Correa

Nenhum comentário: