Páginas

26 de maio de 2014

O Vaticano II e o laicato - considerações sobre a formação deste semestre

A Diocese de Castanhal vem a alguns anos possibilitando a leigos, religiosos e padres um período, mais especificamente uma semana, de estudos dos principais documentos do Concílio Vaticano II (CV II). Duas vezes ao ano, para os residentes em Castanhal e depois para as demais paróquias, o estudo acontece, sendo direcionado nos últimos anos pelo padre D'Avide Alessio, numa proposta de entendimento e reflexão a partir da realidade atual - 50 anos após o Concílio -, especialmente nas particularidades da Diocese.

Este ano, com ênfase no documento intitulado "Apostolicam actuositatem", o papel do leigo foi o tema principal da formação. De fato, o CV II com sua "lufada de vento do Espírito Santo", atento aos sinais dos tempos, destacou a necessidade do laicato ser mais participativo não apenas na liturgia, mas na evangelização: ser Igreja "fora" da Igreja.

De maneira resumida, mantido o respeito à hierarquia, o Concílio destacou que ainda que de maneiras diferentes no "ser", no exercício de ser Igreja, todos somos Povo de Deus - batizados, irmãos. "Ainda permanece a distinção, mas não a diferença ou indiferença aos demais. A distinção deve servir à comunhão e à comunidade", falou o padre D'Avide.

O estudo aconteceu em Castanhal entre os dias 19 e 22, no auditório da Catedral, e no Cenóbio (para as demais paróquias) entre os dias 23 e 25. O padre D'Avide ainda provocou a assembleia a assumir a evangelização e procurar meios para que suas respectivas comunidades sejam conscientes dos ensinamentos do CV II, para que permaneça a unidade e a valorização mútua dos carismas e serviços, como no exemplo dado pelo próprio Jesus: "Quem maior seja, o seja no serviço".

Paulo Correa

Nenhum comentário: